BNDES anuncia maior financiamento de energia em complexo eólico na Bahia
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou o financiamento de R$ 3,2 bilhões para o projeto Babilônia Centro, um novo complexo eólico no centro-norte da Bahia, desenvolvido pela Ventos de Santos Antônio Comercializadora de Energia. Este montante representa 80% do investimento total do projeto, sendo a maior quantia já concedida pelo BNDES para um empreendimento de geração renovável.
O parque eólico, localizado nos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova, terá uma capacidade instalada de 553,5 megawatts (MW), suficiente para fornecer energia a cerca de 1,37 milhão de residências a partir de outubro de 2025. Com 123 aerogeradores, o complexo tem a expectativa de gerar 267 MW médios de energia.
O projeto terá impacto positivo no meio ambiente, evitando a emissão anual de aproximadamente 950 mil toneladas de CO₂ na atmosfera, devido à geração de energia a partir de fonte limpa. O BNDES ressalta a importância de projetos como esse para sustentar a expansão global das energias renováveis, com o Brasil destacando-se entre os países mais relevantes nesse cenário.
A energia produzida pelos aerogeradores será transportada por uma rede de média tensão até a subestação coletora do Babilônia Centro, e, em seguida, conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por uma linha de transmissão de aproximadamente 17 km até a subestação Ourolândia 2, que já está em operação.
Gasparini, Nogueira de Lima e Barbosa Advogados é fundador apoiador da ABHAV – Associação Brasileira de Hidrogênio e Amônia Verdes e atua continuadamente em projetos de energia renovável no país.