Governo do RS anuncia parceria com Banco Banrisul para investimentos em hidrogênio verde

Recentemente, o Estado do Rio Grande do Sul anunciou uma parceria com o banco estatal Banrisul para financiar empresas que criam tecnologias para produzir hidrogênio verde. O principal objetivo da medida é promover o desenvolvimento sustentável do Estado.

Em síntese, a produção de hidrogênio verde ocorre por meio de um processo químico de eletrólise, que utiliza a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio existente na água, gerando, consequentemente, uma energia que não emite dióxido de carbono na atmosfera.

De acordo com o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, o Estado possui grande capacidade de produção de hidrogênio verde, uma vez que 84% da matriz energética gaúcha corresponde a fontes renováveis.

Através do programa Avançar na Sustentabilidade, o Estado já investiu R$ 5 milhões em projetos voltados ao incentivo de energias limpas e renováveis e desenvolvimento sustentável.

Quer saber mais sobre o hidrogênio verde? A equipe de Energias Renováveis do Gasparini, Nogueira de Lima e Barbosa Advogados está à disposição: dtp@gnblaw.com.br.