ALERTA LEGAL – O crescimento do mercado de energia solar no Brasil

Nos últimos anos, a utilização de energia sustentável, como a energia solar, vem aumentando no país graças à preocupação crescente da sociedade com os impactos ambientais das fontes não renováveis.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil atingiu seu primeiro gigawatt (GW) de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica em 2018. Em 2022, o país já totalizou mais de 16 GW de potência instalada.

O relatório “Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026” aponta que o segmento de geração distribuída registrou o maior crescimento na história em 2021, mas o número deve ser superado em 2022. A previsão é de que os investimentos em operações de energia solar cheguem a R$ 52 bilhões no Brasil no próximo período. Segundo o relatório, a geração de sistemas de energia solar fotovoltaica teve aumento de 60,9% no país.

É inegável que o contínuo crescimento da energia solar é uma tendência do mercado e pode gerar novas oportunidades de negócios para um grande número de empresas, desde pequenas e médias até grandes grupos multinacionais.

A equipe de Gasparini, Nogueira de Lima e Barbosa Advogados permanece à disposição para dirimir eventuais dúvidas.